terça-feira, 7 de setembro de 2010

Imperatriz e o Sete de Setembro: "avançamos muito"

Quis a roda da vida que no aniversário dos 188 anos da independência do Brasil eu estivesse á frente do comando de uma das cidades incluídas no rol das que mais cresceram no país nos últimos anos; crescimento esse, registrado numa proporção superior à média nacional, conforme assinalou recente pesquisa repercutida recentemente pela Revista Veja.
Esse crescimento é o somatório de um elenco de fatores que vai desde sua posição geográfica, mais do que privilegiada, até a descoberta da força do interior do Brasil por parte dos médios e grandes investidores. A propósito, estamos de braços abertos, para recebê-los e proporcionar as condições necessárias para que aqui se instalem.

Tudo isso não estaria ocorrendo, no entanto, se não fosse a base, aqui estabelecida, pelo pioneirismo e força de trabalho daqueles que desde o início acreditaram no potencial desta terra. Neste Sete de Setembro quero homenagear cada homem e cada mulher que, no passado e, no presente, dentro de suas atividade, ajudaram e ajudam a cidade a atingir esse patamar. Ainda temos muitos desafios e trabalho pela frente. É preciso pensar no futuro.

Normalmente ser prefeito de Imperatriz já se constituiria num grande desafio para qualquer pessoa ante as demandas, de toda ordem, acumuladas ao longo de seus 158 anos de fundação. Nem um mágico seria capaz de resolver todas as situações, mas visivelmente e, sem falsa modéstia, mesmo com dificuldades avançamos muito.

Nas minhas andanças como prefeito, vendo de perto os problemas da cidade, conversando com as pessoas, intervindo diretamente nas mais diversas situações constatei que uma gestão publica, seja em qualquer esfera, nem sempre é o que dizem dela, mas o que o povo sente e vive e, o mais impressionante: o povo sabe ser justo e reconhece o que é feito.

A população já sente e, vive avanços na área da infraestrutura, com a pavimentação dos principais corredores de trânsito; num arrojado programa de iluminação pública que tem contribuído sobremaneira para reforçar a segurança da cidade; na educação com a melhoria nos índices educacionais das nossos alunos, no social, com a absorção das nossas crianças e adolescentes que viviam em situação de vulnerabilidade social pelas ruas, nos mais diversos programas mantidos pela Prefeitura e ainda no atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Temos avançado também na saúde. São visíveis as mudanças e avanços no funcionamento do Hospital Municipal. São quase 13 mil procedimentos por mês, incluindo uma simples sutura até a cirurgia de alta complexidade. Chegamos a fazer até 40 num único final de semana. Tudo isso sem falar na ampliação dos serviços com a construção de novos postos e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no São José.

É muito? Eu mesmo respondo: não!, Mas somos conscientes que estamos fazendo nossa parte e nos esforçando ao máximo, para deixar nossa cidade mais preparada para os desafios do futuro.

Hoje, é Sete de Setembro um dia propício para deixar exalar nossos sentimentos de amor pelo Maranhão, por Imperatriz e pelo Brasil. Um dia perfeito para, parafraseando aquele presidente americano, provocar: não pergunte o que Imperatriz pode fazer por você, mas o que você pode fazer por Imperatriz.
 
Acredito, piamente, que se eu e você fizermos, cada um, a nossa parte, nossa cidade vai ficar cada vez mais, melhor.

9 comentários:

  1. PARABÉNS MADEIRA PELA SUA ADMINISTRAÇÃO,avanços sim,em todos os aspectos, se ñ agradamos é pq nenhum agradará, estamos lidando com gente q nem Deus magnifico como é ainda reclamam dele todos os dias..
    o q tá faltando é a colaboração de cada um faze seu papel de cidadão..

    ResponderExcluir
  2. Bem diferente do ano passando, quando o Zé Receita atormentava suas noites de sono, hem prefeito?!

    ResponderExcluir
  3. Aqui quem fala é Uberlandes Alves da Silva.
    Parabéns Prefeito pela excelente administração frente a esta grande cidade de Imperatriz.
    E obrigado por tentar solucionar tantos problemas,que outros Prefeitos deixaram de herança para no cidade.Sei que depois de Você Imperatriz será muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Dr Madeira, eu vim apenas lhe convidar a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles, para leituras, e interações.estaremos gratos, lhe esperando aqui
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Há uma tradição que líderes da gestão pública são lentos para inovar, devido à ênfase dada aos procedimentos estabelecidos e ao fato de se aterem a modos burocráticos de trabalho. A existência de capacidade e da vontade de inovar é algo que a gestão pública tem que considerar diante da crescente complexidade dos problemas a serem enfrentados.

    Não resta dúvida que introdução de novos formatos é em si um exemplo de inovação, pois, tradicionalmente, na máquina pública, a gestão baseia-se mais no princípio da administração que afirma a necessidade de se fazer dentro de certa previsibilidade em termos de critérios de decisões previamente definidas.

    Mas, é visível que sua gestão, tenta combinar os princípios de empreendedorismo com os princípios de administração. Tais ações implicam diretamente em mudanças culturais, o que infelizmente não “estamos” acostumados.

    Entretanto, para que haja um dinamismo empreendedor, faze-se necessário mudanças físicas e mental que vai de encontro ao poder edificado por alguns secretários não acostumados com o poder.

    É preciso que haja a consciência sobre o conceito de gestão pública como um “conjunto de órgãos, serviços e agentes, bem como das demais pessoas coletivas públicas que asseguram a satisfação de necessidades coletivas variadas”.

    Tal conceito implica dizer que cabe a todos, gestores públicos, iniciativa privada, sociedade organizada ou não, de mãos dadas, o papel de empenhar-se na busca de novas soluções para atingirmos melhores índices de desenvolvimento político, econômico e social. E assim, nos orgulharmos de uma Imperatriz cada vez melhor.

    Parabéns pelo esforço e iniciativas.

    Um feliz natal!

    Vilson Santos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Senhor PREFEITO.

    Já havia perdido as esperanças nos administradores públicos de minha querida Cidade, mas eis que apareceu o Dr. Madeira, para mudar radicalmente o meu conceito. Hoje sei que ainda existem pessoas que querem o melhor para Imperatriz. Obrigado.

    Não poderia perder a oportunidade para pedir-lhe que dê uma olhada no portal da da LIGA DE XADREZ DE IMPERATRIZ no endereço: http://ligadexadrezdeimperatriz.blogspot.com - ou se preferir pesquise no google - liga xadrez imperatriz.

    Este é a página oficial da LIGA DE XADREZ DE IMPERATRIZ dedicado aos enxadristas de nossa querida cidade e região.

    Este esporte magnífico Sr. Prefeito precisa de ajudar do poder público.

    Já procuramos por diversas vezes o Secretário Municipal responsável pela pasta de esportes, mas este é sempre muito ocupado.

    Por isso agora estou recorrendo ao Senhor diretamente.

    Espero, com sinceras esperanças, que Senhor leia este comentário visite a página da LIGA DE XADREZ DE IMPERATRIZ.

    E como sonhar não custa nada, estamos sonhando com o dia em que seremos recebidos por Vossa Excelência para discurtimos a situação deste esporte em nossa cidade.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá prefeito Madeira: Sou morador dessa cidade há 22 anos e é dela que eu e minha familia temos sobrevivido,a ela sou grato e dela me orgulho. Nesse tempo todo, as gestões públicas, foram deficientes. Felizmente a sua gestão tem sido diferente e é visível as mudanças, fico contente pois meu voto teve valor. Agora prefeito tem um erro que já é de tempos e continua e acho até que piorou...as calçadas..em qualquer lugar civilizado do mundo, as calçadas são vias exclusivas de pedestres, Imperatriz tem sido diferente elas são para: banca de comida, camelôs, entulhos, extenção de lojas, estacionamento de bicicletas, motos e até autos, desniveis de altura, entre outros, até quando vamos continuar com essa penalização com os pedestre que muitas vezes tem que andar pelas ruas e correr riscos de atropelamentos,acho que quem vem à cidade de outros lugares tem uma má imagem da cidade, o centro virou um favelão de camelôs. Em pleno século XXI essa situação não é mais admissível. Me desculpe a sinceridade mas acredito que o senhor já tenha essa solução, acho que deve ser resolvido o mais breve possível, vamos aplicar a lei que existe.

    ResponderExcluir
  8. olha ai seu prefeito o que esta acontecendo no seu governo, isso tudo na secretaria de educaçao com seu secretario Zesiel ribeiro!!!

    FONTE:
    http://ruiporao.blogspot.com/2011/08/prefeito-ve-se-apura-pelo-menos-essa.html

    http://sofaloaverdade.blogspot.com/2011/08/prefeitura-de-imperatriz-tornou-se-uma.html

    http://wikileaksitz.blogspot.com/2011/08/prefeitura-de-imperatriz-aluga.html

    http://sofaloaverdade.blogspot.com/2011/08/laranjas-e-bananas.html

    ResponderExcluir