terça-feira, 7 de setembro de 2010

Imperatriz e o Sete de Setembro: "avançamos muito"

Quis a roda da vida que no aniversário dos 188 anos da independência do Brasil eu estivesse á frente do comando de uma das cidades incluídas no rol das que mais cresceram no país nos últimos anos; crescimento esse, registrado numa proporção superior à média nacional, conforme assinalou recente pesquisa repercutida recentemente pela Revista Veja.
Esse crescimento é o somatório de um elenco de fatores que vai desde sua posição geográfica, mais do que privilegiada, até a descoberta da força do interior do Brasil por parte dos médios e grandes investidores. A propósito, estamos de braços abertos, para recebê-los e proporcionar as condições necessárias para que aqui se instalem.

Tudo isso não estaria ocorrendo, no entanto, se não fosse a base, aqui estabelecida, pelo pioneirismo e força de trabalho daqueles que desde o início acreditaram no potencial desta terra. Neste Sete de Setembro quero homenagear cada homem e cada mulher que, no passado e, no presente, dentro de suas atividade, ajudaram e ajudam a cidade a atingir esse patamar. Ainda temos muitos desafios e trabalho pela frente. É preciso pensar no futuro.

Normalmente ser prefeito de Imperatriz já se constituiria num grande desafio para qualquer pessoa ante as demandas, de toda ordem, acumuladas ao longo de seus 158 anos de fundação. Nem um mágico seria capaz de resolver todas as situações, mas visivelmente e, sem falsa modéstia, mesmo com dificuldades avançamos muito.

Nas minhas andanças como prefeito, vendo de perto os problemas da cidade, conversando com as pessoas, intervindo diretamente nas mais diversas situações constatei que uma gestão publica, seja em qualquer esfera, nem sempre é o que dizem dela, mas o que o povo sente e vive e, o mais impressionante: o povo sabe ser justo e reconhece o que é feito.

A população já sente e, vive avanços na área da infraestrutura, com a pavimentação dos principais corredores de trânsito; num arrojado programa de iluminação pública que tem contribuído sobremaneira para reforçar a segurança da cidade; na educação com a melhoria nos índices educacionais das nossos alunos, no social, com a absorção das nossas crianças e adolescentes que viviam em situação de vulnerabilidade social pelas ruas, nos mais diversos programas mantidos pela Prefeitura e ainda no atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Temos avançado também na saúde. São visíveis as mudanças e avanços no funcionamento do Hospital Municipal. São quase 13 mil procedimentos por mês, incluindo uma simples sutura até a cirurgia de alta complexidade. Chegamos a fazer até 40 num único final de semana. Tudo isso sem falar na ampliação dos serviços com a construção de novos postos e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no São José.

É muito? Eu mesmo respondo: não!, Mas somos conscientes que estamos fazendo nossa parte e nos esforçando ao máximo, para deixar nossa cidade mais preparada para os desafios do futuro.

Hoje, é Sete de Setembro um dia propício para deixar exalar nossos sentimentos de amor pelo Maranhão, por Imperatriz e pelo Brasil. Um dia perfeito para, parafraseando aquele presidente americano, provocar: não pergunte o que Imperatriz pode fazer por você, mas o que você pode fazer por Imperatriz.
 
Acredito, piamente, que se eu e você fizermos, cada um, a nossa parte, nossa cidade vai ficar cada vez mais, melhor.